Home Saúde Mutirão terá 400 cirurgias de catarata no São Donato

Mutirão terá 400 cirurgias de catarata no São Donato

53
COMPARTILHAR
Foto: Divulgação

O Governo do Estado prepara mais um mutirão de cirurgias eletivas (desta vez, oftálmicas) e a Região Carbonífera também será contemplada, com a realização de 400 procedimentos. A ação será concentrada no Hospital São Donato, de Içara, e irá beneficiar pacientes que aguardam por cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles devem ser chamados ainda esta semana para as consultas e exames pré-operatórios.

Em Içara, 180 pessoas esperam pelo procedimento e, segundo a secretaria de Saúde, 30 cirurgias já estão garantidas com recursos do próprio município. Essas serão feitas em Criciúma, enquanto ainda não há uma definição de quantos pacientes serão beneficiados pelo mutirão do Estado. Em Balneário Rincão, a fila tem 58 pacientes.

A quantidade de cirurgias para cada município é determinada de acordo com o número de habitantes. “A Gerência Regional de Saúde fez um levantamento entre os 12 municípios da região e nós temos 554 pessoas esperando para fazer a cirurgia de catarata. Já estamos com a lista de nomes e agora faremos a regulação do acesso”, afirma o gerente regional de Saúde, Fernando de Fáveri.

Ele explica que, no pacote fechado com o São Donato, cada paciente terá direito a uma consulta pré-operatória, aos exames, ao procedimento cirúrgico e a mais duas consultas pós-operatórias. “O hospital vai fornecer os óculos e dois colírios necessários, um de corticoide e outro anti-inflamatório”, detalha.

Assim que houver a definição, caberá a cada secretaria de Saúde chamar os pacientes. “A meta é fazer as 400 cirurgias até o Natal, porque nós temos uma cota que precisamos gastar até dezembro. Vão restar 154 pessoas na fila, mas vamos negociar para fechar já em janeiro”, completa o gerente regional. De acordo com ele, as cirurgias de catarata representam uma das maiores demandas na área da saúde.

 

Especial Jornal Gazeta

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here