quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Monitoramento glicêmico digital é distribuído para 400 pacientes

A Secretaria de Saúde de Içara disponibiliza aos 400 pacientes diabéticos, que fazem parte do Programa Hiperdia, um aparelho de auto monitoramento glicêmico digital. Por meio de dados coletados e transferidos ao sistema de computação, o aparelho proporciona diagnósticos mais precisos para controlar a diabetes.

Os pacientes são atendidos pela Farmácia Municipal e recebem todos os utensílios necessários para o tratamento. “Com esse aparelho nós conseguimos observar o controle diário, assim encaminhando ao prontuário digital para que o profissional médico tenha acesso também a essas informações, facilitando o atendimento”, coloca a enfermeira do Programa de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), Angêla Maria Salvador. O equipamento possibilita ter maior controle de entrega das fitas para tratamento. “Esse controle permite saber a necessidade exata de fitas que o paciente necessitará, levando pra casa a quantia necessária”, acrescenta.

O dispositivo é de uso individual e registra apenas dados do paciente. “Anteriormente o diabético fazia o controle de mais pessoas, amigos, vizinhos, o que gerava incerteza com relação aos dados. Com esse equipamento somente é possível identificar os dados do próprio paciente”, enfatiza a enfermeira.

Outra novidade, diz respeito à bolsa térmica para transporte de insulina, já que o produto deve ser transportado em temperatura adequada. “A bolsa foi adquirida pelo Governo de Içara para uso exclusivo deste programa que atende diabéticos dependentes de insulina”, explicou a secretária de Saúde Lucimara Nunes Ferreira. O uso da bolsa permite ao usuário estar por um período maior de tempo fora de seu domicilio.

“O controle de pacientes diabéticos e de responsabilidade de cada município. Içara é a única cidade da região carbonífera a disponibilizar estes equipamentos, que são emprestados pela empresa ganhadora da licitação, que também fornece as fitas, um comodato que tem garantindo um controle eficaz e uma assistência de qualidade aos nossos usuários”, finaliza Lucimara.

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis