sexta-feira, 29 março, 2024
Ultimas noticias

Falta informação sobre direitos de pacientes com câncer

A luta contra o câncer é árdua e depende de muita força de quem busca superar a doença, assim como das pessoas que estão em sua volta. Para auxiliar os pacientes nesse período, alguns direitos são garantidos em lei, entretanto, muitas vezes não chegam ao conhecimento público.

Há esforços, como a campanha lançada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para que o quadro mude, conscientizando a população e divulgando informações a respeito do assunto.

“Participamos nesses últimos dias de um workshop em São Paulo, exatamente sobre isso. Foi repassado um pouco mais sobre esta situação e no Brasil a população parece estar solta, sem saber para onde ir, quais são os seus direitos, o que pode fazer”, ressalta a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andréa Cristina Pavei Soares.

Diversos são os direitos garantidos às pessoas diagnosticadas com câncer, entre eles, são apontados o resgate do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), solicitação da aposentadoria por invalidez com isenção de Imposto de Renda, auxílio-doença sem carência, isenção de impostos na aquisição de veículos adaptados, andamento processual prioritário no Judiciário.

Com o objetivo de trazer este conhecimento às pessoas, a Rede Feminina vem trabalhando com um projeto para ser implantado no próximo ano em Içara. “Com a construção da Casa Rosa (complexo voltado a ações da saúde), teremos espaço para este tipo de ação. E diante da necessidade de se aprofundar este assunto, a gente já vem trabalhando para implantar ainda no início do próximo ano, mesmo ainda sem a Casa Rosa”, conta Andréa Cristina.

Os direitos em questão não são apenas aqueles assegurados após o diagnóstico, mas também na garantia de que receba todo o tratamento necessário para que possa superar a doença.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis