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Dores de Inverno: fisioterapeuta explica como tratar os desconfortos musculares típicos da estação

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O inverno começa oficialmente em 21 de junho, mas com os termômetros em queda e a chegada mais cedo do tempo frio já é possível notar relatos de pessoas com dores no corpo, algo típico nessa época do ano. A fisioterapeuta e professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UniSul Pedra Branca, Inês Alessandra Xavier Lima, dá dicas para evitar as temidas dores musculares e amenizar o desconforto no corpo.

Como o corpo reage ao frio

A relação de dor corporal com o frio é antiga. Com a chegada do inverno, o corpo começa a sentir os efeitos que não são os mesmos das outras estações. “Com o frio intenso, nosso corpo acaba reagindo de forma defensiva, nossos músculos se contraem para poupar energia e manter-se aquecido. Essa contração pode resultar em dor e desconforto muscular e/ou articular”, explica a professora.

Apesar de agir de maneira involuntária, essa contração de músculos pode causar alterações no funcionamento de nossas articulações. “É importante frisar que as articulações possuem um fluído chamado ‘Líquido Sinovial’, que é responsável por manter a superfície das articulações lubrificadas, nutrindo e evitando o atrito das articulações e cartilagens. Com o frio, esse líquido acaba tornando-se mais espesso, consequentemente interferindo na função da articulação, muitas vezes dificultando a realização de movimentos mais amplos”, pontua Inês Lima.

Evite ficar parado e agasalhe-se

Por isso, a melhor maneira de impedir que as dores se tornem frequentes e incômodas é manter-se devidamente agasalhado e se movimentar. “Pode parecer uma orientação boba, mas é importante se aquecer adequadamente com roupas adequadas para proteger o corpo e manter a temperatura corporal adequada. A prática de atividade física também é indispensável, quando nos movimentamos ativamos nossas articulações e bombeamos sangue para as áreas que estão mais rígidas, aquecendo-as e amenizando a dor”, ressalta a especialista.

“Vale lembrar que manter uma rotina mais ativa nos dias de frio, fazer exercícios físicos, aquecer o corpo, são estratégias simples para evitar e amenizar a dor, mas caso o desconforto aumente é indicado procurar a avaliação de um profissional da saúde”, orienta a fisioterapeuta.

Colaboração: Assessoria de Comunicação UniSul

Foto: divulgação