quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Campanha Janeiro Branco alerta para a saúde mental

Em Içara, o município oferece atendimento em três serviços: CAPS I,  Ambulatório de Saúde Mental e Ambulatório de Álcool e Drogas.  

A Secretária de Saúde de Içara, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental, está promovendo uma série de ações em alusão a campanha Janeiro Branco. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. No município, o atendimento é realizado no Ambulatório de Saúde Mental (ASMI), com encaminhamento pelas Unidades de Saúde da Família (USF) para casos moderados de transtornos e pessoas acima de seis anos de idade, além do Ambulatório de Álcool e Outras Drogas, que funciona por demanda espontânea, e para casos graves no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).

O mês alusivo surgiu em 2014 com o intuito também de mobilizar a sociedade na tentativa de diminuir os tabus acerca do tema e convidar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos, o cuidado com as emoções negativas, além de promover o autoconhecimento.

“Janeiro foi escolhido devido a simbologia de significar recomeço, de proporcionar a oportunidade de novos projetos de vida, e a cor branca representa um papel em branco no qual podemos escrever ou desenhar uma nova história da saúde mental”, disse a psicóloga e coordenadora de saúde mental do município de Içara, Jadna De Stefani Milioli.

O número de atendimento médico no ambulatório de saúde mental em 2020 foi 4.833 pessoas, já em 2021, 7.927, um acréscimo de 61% em comparação de um ano para o outro. Já no CAPS I  foram 7.103 atendimentos em 2020 e 8.124 em 2021, um acréscimo de 14%. O Ambulatório de Álcool e Outras Drogas atendeu 1.968 pessoas em 2021.

“Orientamos as pessoas que apresentam algum sofrimento mental que consigam dar conta, que procurem ajuda médica e psicológica. Tentem manter o controle de suas vidas e busquem compreender as situações do adoecimento. O que você não resolve em sua mente o corpo transforma em doença”, orientou a psicóloga.

Ações serão realizadas durante todo o mês

No dia 12, às 14h, no Ambulatório de Saúde Mental, os psicólogos realizam uma Roda de Conversa aberta ao público e a convidados com o tema “Saúde Mental e Pandemia”. No dia 19, das 9h às 11h, os profissionais que atendem esta clientela realizam uma manhã de lazer para as crianças e adolescentes que fazem tratamento no Ambulatório de Saúde Mental de Içara. Já no dia 25, os profissionais da saúde participam da palestra “O que é Saúde Mental”, às 15h30min, com a psiquiatra Dra. Simone Araújo Haag.

Na programação a equipe está realizando ainda parcerias com as Unidade de Saúde da Família e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL), distribuição de materiais de divulgação e demais ações.

“Sem saúde mental não há paz, tranquilidade, harmonia. Cuidar da saúde mental é cuidar da nossa vida e da vida das pessoas que amamos. É cuidar de tudo aquilo que nos move, nos sustenta para uma vida saudável e com possibilidades de alcançar tudo aquilo que almejamos como seres humanos. Estamos aqui para ajudar”, finalizou a coordenadora.

Colaboração: Decom de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis