quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Bloco da prevenção vai às ruas

Os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis é algo que se deve ter ao longo de todo o ano. Entretanto, durante os festejos de Carnaval há uma atenção especial sobre o assunto, já que as pessoas acabam geralmente ficando mais expostas aos vírus devido a descuidos ocasionados pelo momento. Os órgãos de saúde pública reforçam o alerta: em qualquer relação sexual, o preservativo é fundamental.

“O melhor método para esse tipo de prevenção ainda é a camisinha e o pessoal tem que estar consciente quanto a isso. O uso da camisinha deve ser algo natural, as pessoas precisam ver dessa forma. É uma necessidade. O que acontece e faz com que a gente nesta época intensifique a campanha é que durante o Carnaval as pessoas costumam beber um pouco mais e com isso pode vir aquela questão de esquecimento. Então tudo que pode ser feito para alertar ainda mais, a gente realiza”, enfatiza a coordenadora do programa DST/AIDS de Içara, Samira Abdenur.

Para isso, ela lembra que todas as unidades de saúde estão abastecidas com os preservativos, tanto masculinos quanto femininos, para distribuição gratuita, além disso parcerias com algumas empresas foram firmadas para intensificar a distribuição de preservativos no Carnaval. “A ideia é que com as empresas distribuindo seja possível facilitar o acesso, já que muitos funcionários acabam não contando com condições de ir até as unidades de saúde, por questão de horário, então ajuda”, coloca Samira.

Ação nesta sexta-feira

Quanto ao programa de DST/AIDS do município, uma ação será realizada nesta sexta-feira em Içara, com o objetivo de alertar os içarenses que vão festejar o Carnaval, e também conscientizar que esta proteção deve ocorrer durante todo o ano. A ação acontecerá na unidade local do Fort Atacadista, no bairro Presidente Vargas, das 10 às 15 horas.

“A ideia a princípio era fazer na parte externa, mas não será possível, então vamos ficar no interior do estabelecimento, mas de qualquer forma é uma ação acessível a todos. Vamos estar distribuindo os materiais e repassando orientações sobre os cuidados que se deve ter, e além disso vamos realizar exames rápidos em quem quiser”, descreve Samira.

Para quem sair às festas e por algum motivo não levou preservativo, o material também será distribuído durante o evento. No caso do CarnaRincão, em Balneário Rincão, principal palco carnavalesco da Região Carbonífera, uma equipe estará na avenida Leoberto Leal, onde ocorre a maioria dos eventos, realizando a distribuição gratuitamente.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis