Home Saúde Acupuntura no tratamento de doenças crônicas é retomado em Içara

Acupuntura no tratamento de doenças crônicas é retomado em Içara

67

Após dois anos sem atividades, Içara retomou o atendimento do serviço de acupuntura voltando a oferecer o procedimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são realizados nas segundas e quartas-feiras pela manhã, no Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (CEFITO).

A acupuntura foi inserida no SUS em 2006, a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). “As agulhas são capazes de minimizar dores e tratar doenças a partir da estimulação dos meridianos ou canais de energia. Consequentemente, a energia volta a fluir pelo corpo harmoniosamente, atingindo terminações nervosas ligadas a importantes órgãos e vísceras. A acupuntura pode ser usada para diversas situações, incluindo os quadros de dor musculoesquelética, além de distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse”, explica o fisioterapeuta e coordenador do Cefito, Milton Ricardo de Medeiros Fernandes.

Após um exame minucioso, que inclui a entrevista do paciente e o exame da língua e pulso, é estabelecido o diagnóstico sindrômico energético. E então define-se quais pontos serão punturados. “É indicado para pacientes que apresentam quadros de dor crônica, dores estas que duram mais de 3 meses, associados à sintomas relacionados à saúde mental, que acabam deixando o sistema nervoso central mais sensibilizado”, revela o especialista.

Desde a retomada, em julho, dez pacientes estão em tratamento. “Já estamos observando resultados nesses pacientes que estão em atendimento. Um exemplo é um cidadão que chegou com um quadro de paralisia facial e estava preocupado em razão de uma entrevista de emprego, ele tinha medo de não conseguir sua aprovação justamente pelas sequelas nos movimentos dos músculos da face. Conseguimos uma boa recuperação, o paciente conseguiu ser aprovado e garantiu o emprego”, lembra o fisioterapeuta.

Entre os benefícios, pode-se destacar: o restabelecimento do equilíbrio do corpo ao promover efeitos analgésicos e a desinflamação de áreas afetadas pelo acúmulo de energia, que geram dor e uma série de outros sintomas.

A acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar desenvolvida na China, que utiliza agulhas muito finas que são inseridas através da pele, em determinados locais do corpo, para fins terapêuticos ou preventivos.

Colaboração: Alexandra Cavaler – informações Decom PMI