O município de Içara está registrando diminuição na fila de atendimento de diversas especialidades oferecidas. Nas últimas semanas, o número de consultas cresceu, favorecendo a população que aguardava atendimento. Números em algumas especialidades chamam a atenção.
O aumento do número de atendimentos se deu por conta do repasse de R$ 300 mil feito pela Câmara de Vereadores do município. Com isso, o valor foi dividido para ser aplicado em duas etapas. “Com isso vamos conseguir atender as demandas, só temos que conciliar as datas com os prestadores dos serviços”, explicou a coordenadora de Atenção Especializada, Francielle Rosso Mazzuchello.
Na primeira etapa, que está sendo realizada, já foram executados serviços de colonoscopia, oftalmologia, endocrinologia, urologia, cardiologia, neuro infantil, ultrassom, cateterismo e endoscopia. Na especialista de catarata, em campanha paralela junto ao estado, foram feitas 116 cirurgias no período entre janeiro e julho deste ano. Em agosto, foram 65 cirurgias. “As consultas vão sendo marcadas e informadas conforme data de agendamento com o especialista. O destaque vai para as três especialidades que já conseguimos contemplar integralmente nesta primeira etapa, que são as consultas com cardiologistas, endócrinos e neurologistas infantis”, destacou Francielle.
De acordo com a secretaria de Saúde, Jaqueline dos Santos, a diminuição das filas colabora com o trabalho desenvolvido pela pasta. “Agilizamos as especialidades e com isso, buscamos favorecer as pessoas para que elas sejam atendidas da melhor forma possível”, pontuou. Em casos de não comparecimento às consultas, o paciente deve informar às unidades de saúde com pelo menos 48 horas de antecedência.
Confira os números:
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI