A possibilidade de expansão dos cursos profissionalizantes da Satc em Içara está sendo estudada pela direção da instituição de ensino, conforme informou o diretor executivo Fernando Luiz Zancan, em reunião com os vereadores na quarta-feira, dia 24. “Existe sim o interesse da Satc de vir para o município, mais estamos realizando pesquisa e estudo de viabilidade econômica para sua instalação”, comenta Zancan.
Ele relata que já iniciou conversações com a congregação que administra o Colégio Cristo Rei, para fazermos uma parceria. A intenção é para 2018 iniciar com o ensino médio profissionalizante na cidade. “Estamos montando o plano de negócio. A ideia é fazer parceria e entrar com a tecnologia e gestão da Satc”, coloca.
“Muitos alunos procuram colégios de Criciúma. Mas com a tecnologia educacional da Satc é possível reverte esse êxodo”, ressalta o professor Martinho Mrotskoski. De acordo com o presidente da Câmara, Alex Ferreira Michels, o legislativo mantem o diálogo aberto em caso de necessidade de novas alternativas. “As empresas podem se instalar na cidade, sabendo que existem pessoas qualificadas, e isso traz muitos benefícios para o município”.
Para o requerente da reunião, vereador Laudo Calegari, o interesse da Satc em investir no município é uma grande notícia. “Ficamos felizes em saber que existem pessoas interessadas em investir em Içara, sua tecnologia de ensino pode contribuir muito com o crescimento da cidade”, finaliza Calegari.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara