Home SARAHUANA LOURENCO Quais os seus projetos para 2017?

Quais os seus projetos para 2017?

53


Final e início de ano é sempre recheado de festas, comemorações, reencontros, alguns dias de folga, e costuma ser, para muitos, um momento de grande reflexão. Para algumas pessoas é momento de parar e reavaliar como foi o ano de 2016 e o que se deseja para o novo ano. E de fato é essencial refletir a cerca das escolhas que fizemos durante o ano que se encerrou e avaliar quais estamos levando e quais necessitamos abrir mão para o novo ano que se inicia.

É importante lembrar que não podemos mudar o que passou, mas podemos usar sabiamente os aprendizados do ano de 2016 e investir em 2017.

Se houveram erros, ótimo. Com certeza você aprendeu muito com eles. Mas é importante valorizar os acertos, estes devem ser reforçados. Mantemos assim o princípio de que onde está seu foco, está a sua energia. Vamos focar no que você quer de sucesso em 2017 utilizando os erros e acertos de 2016. 

Outro importante ponto é lembrar que a vida melhora imensamente quando você para de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem (não seja o coadjuvante, seja o protagonista). Ao invés de ser vítima das circunstâncias, seja alguém que procura pelo que você pode fazer. Ao invés de se perguntar: “Por que isso aconteceu comigo?“, pergunte-se: “O que eu posso fazer?” Estabeleça suas prioridades e metas e concentre-se em seus objetivos e sonhos. Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação e convicção.

Seja responsável por seus pensamentos, suas palavras, crenças e ações, assuma a responsabilidade sobre sua vida! Não inicie o ano com promessas e desejos que nunca se realizam, estabeleça metas alcançáveis, trace planos para chegar até elas. Não adianta criar expectativas grandiosas e de difícil execução para o ano que se inicia, mas sim, manter os “pés no chão”, estabelecendo metas executáveis, pois caso contrário as metas “não saem do papel” e nos sentimos frustrados.

Sugiro que você vá a um lugar confortável de sua preferência, pegue papel, caneta ou em seu computador mesmo, e escreva três coisas que foram importantes para você atingir sucesso, fazer uma mudança positiva ou permanecer fazendo o que você gosta.  Mentalmente visualize e sinta esses três momentos em sua tela mental. Agora perceba os aprendizados para cada um dos momentos que você visualizou. Essa análise leva você a perceber o que o levou a atingir o sucesso, como você age, o que você faz, como você se sente e quais recursos você utiliza quando você está caminhando para o sucesso, a caminho da vitória.

Abastecido dessas informações, chega a hora de você colocar essa energia e elaborar seu projeto de vida para 2017. E lembre-se: O projeto de vida é um compromisso com você mesmo, portanto cuide bem dele.

 

Sarahuana Lourenço

Bacharel em Psicologia e Psicoterapeuta Corporal – CRP 12/14609