Home SARAHUANA LOURENCO Como lidar com a timidez?

Como lidar com a timidez?

58


A timidez se manifesta como um desconforto e inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. Ela aflora geralmente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas, contato com estranhos e ao falar diante de grupos – e até mesmo em ambiente familiar. 

Ela está relacionada aos diversos tipos de medos existentes, podendo ser o medo do desconhecido/novo, o medo da exposição, e além do medo, quem é tímido também pode possuir uma visão negativa de si, evitando se expor por sentir vergonha, tensão, constrangimento, ou qualquer outra sensação que impeça a pessoa de se relacionar bem com o outro.

As pessoas que sofrem de timidez acabam tendo prejuízos na interação em diversas áreas, como na família, no meio social, na escola, ou até mesmo no trabalho. E muitas vezes por já estarem “acostumadas” a esse medo, não buscam ajuda. 

E quais as causas da timidez? Entende-se que o papel dos pais é decisivo nesse processo, podendo a timidez se desenvolver se um ou ambos os pais forem tímidos, pois a percepção depreciada de si mesmo pode ser transferida ao filho; se forem muito agressivos, pois o filho passa a perceber os outros como potencialmente hostis; submeterem o filho a constantes críticas ou humilhações, pois sua autoestima será comprometida; criarem problemas familiares que causem vergonha, se o pai ou a mãe bebem em excesso ou levam uma vida desregrada, por exemplo, o jovem pode carregar esta vergonha como parte de sua vida; e se tiverem um comportamento frio, pois pais que não exprimem seus sentimentos não ajudam os filhos a desenvolver a percepção de confiança em si próprios. Outras causas principais são a hipersensibilidade, insegurança, ausência de habilidades sociais e perfeccionismo. Mas é claro que as causas podem ser variadas, conforme histórico de vida de cada um, e essas são apenas algumas possíveis causas. 

É importante lembrar, que todos nós podemos ser tímidos em algumas situações, o que irá diferenciar é a intensidade e a ocasião, e que a timidez, por si mesma, não é considerada um transtorno mental, mas pode gerar conseqüências bastante desagradáveis para quem a sofre, podendo se tornar uma timidez crônica, que poderá evoluir para uma patologia, por exemplo, a fobia social, ou até mesmo, a síndrome do pânico.

Para vencer a timidez o primeiro passo importante é identificar quais são os seus medos, o porquê deles, de que maneira eles se manifestam na sua vida e desde quando eles estão lá. Uma dica para aprender a lidar com a timidez é não focar no medo de errar na frente de outras pessoas, aumentando os sentidos prestando atenção em como falar, caminhar, rir, etc. Mas focar na interação com o outro, no assunto em si, agindo com naturalidade, sem auto-depreciação e exigências exageradas sobre si mesmo. Compreenda que a maioria das pessoas não está o tempo todo lhe julgando, mas talvez você esteja fazendo isso com você mesmo, devido as suas neuroses.

Se não conseguir lidar com a sua timidez sozinho, busque ajuda profissional.

Sarahuana Lourenço

Bacharel em Psicologia e Psicoterapeuta Corporal – CRP 12/14609