Já há meses, o Hospital Regional de Araranguá tem enfrentado uma crise interna, o que afetou diretamente os serviços prestados à população do Extremo Sul catarinense. Diante disso, o Hospital São Donato, de Içara, tem se tornado uma grande alternativa para moradores desses municípios que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, nas últimas semanas a demanda na única unidade hospitalar içarense aumentou de forma considerável. “A situação do Hospital Regional de Araranguá é algo que vem nos preocupando muito, porque toda a nossa estrutura acaba tendo que suportar essa demanda, que é grande. Inclusive, os atendimentos de média complexidade da região de Araranguá estão sendo todos direcionados ao pronto-socorro do Hospital São Donato”, comenta o gerente administrativo do hospital içarense, Júlio De Luca.
De acordo com ele, somente os atendimentos de alta complexidade acabam sendo levados ao Hospital São José, de Criciúma. O diretor do HSD enfatiza que a situação prejudica todo modelo implantado para realizar os atendimentos normais.
“Fica uma situação muito complicada de você administrar todo este sistema. É algo que atrapalha a nossa programação, mas ao mesmo tempo a gente não pode negar nenhum tipo de atendimento, pois as pessoas não têm culpa desta situação criada em Araranguá”, coloca.
Como não recusa atendimento médico, até por tratar-se de um hospital portas abertas para casos de urgência e emergência, De Luca diz que a expectativa fica por conta de uma soluçãopara a situação do Regional. “A gente agora aguarda que os gestores públicos e a administração do Regional de Araranguá se entendam o mais rapidamente possível, porque quem vem sofrendo realmente são aquelas pessoas mais pobres, quem realmente precisa do atendimento pelo Sistema Único de Saúde”, aponta.
Especial Jornal Gazeta