sexta-feira, 6 junho, 2025
Ultimas noticias

Saneamento é o tema da Campanha da Fraternidade 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 foi lançada, oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 10. Com o lema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, inspirada na passagem bíblica “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), a campanha tem como objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, com isso, fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta Terra. O assunto será tema das missas e cerimônias em todas as dioceses de Santa Catarina. 

Mas o caráter vai além dos templos católicos, já que a Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia.

Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP). Este ano, a CFE terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor, uma entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países na Ásia, África e América Latina.

O tema da campanha chega em boa hora: o Brasil é um dos países com o índice mais alto de pessoas que não possuem banheiro, quase 7,2 milhões de habitantes, de acordo com o Progress on Sanitation and Drinking – Water, em 2014. Cerca de 35 milhões de pessoas não contam com água tratada em casa e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgotos, conforme o Instituto Trata Brasil. Ainda que, 37% da água no Brasil seja perdida através de vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas, prejuízo que beira R$ 8 bilhões.

 

Colaboração: Agência RBS

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Esportes

Devido às condições climáticas, 5º Cicloturismo de Morro da Fumaça é adiado para 14 de setembro Decisão leva em conta a segurança e o conforto

Leia mais »

Noticias

Outros links uteis