A Marcha dos Prefeitos deste ano gera muitas dúvidas quanto às conquistas e resolutividade do movimento municipalista, em função da instabilidade política do país. O evento que inicia nesta segunda-feira, dia 9, contará com a presença do vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, que representará o municio em Brasília.
“Estamos levantando todas as nossas demandas para, além da participação na Marcha em si, aproveitarmos para percorrermos os ministérios para a garantia de recursos ao município”, destaca o vice-prefeito. Ele, no entanto, entende que esta edição terá uma diferença em relação aos anos anteriores. O Congresso Nacional atualmente discute o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, num período em que a crise política junta-se à econômica.
“O impeachment fará com que seja diferente. Na minha visão, esse afastamento da Dilma acontecerá. Mais cedo ou mais tarde, mas acontecerá. Então a expectativa para esta Marcha dos Prefeitos é de que o Palácio do Planalto dê uma visão de futuro aos municípios, pois é na base que o dia a dia acontece. Tudo envolve os municípios, por isso precisamos saber para qual caminho rumar”, declara Serafin.
Antes mesmo da viagem, ele já pontua que deve voltar da capital federal com notícias de corte de investimentos do governo aos municípios. “Por isso a ideia de percorrer os ministérios, para fazer com que aqueles recursos que estejam voltados para Içara sejam garantidos. E se for possível, buscar novos recursos”, afirma. Sandro Serafin não deve ir a Brasília acompanhado por secretários. “Irei em uma comitiva com outros prefeitos da região”, explica.
Especial Jornal Gazeta