segunda-feira, 29 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Samuel sonha em cursar faculdade e ser professor

O sonho de Samuel Fernandes, de 24 anos, sempre foi estudar. No entanto, o menino que nasceu com paralisia cerebral, sempre encontrou uma série de barreiras para frequentar a escola.  Desde os nove meses ele frequentava a Apae de Içara. A doença, felizmente, comprometeu somente a parte motora de Samuel e, por tais razões, não teria porque ele continuar a frequentar uma escola especial. 

Mas somente com 17 anos o adolescente conseguiu ingressar na escola pública. Foi com o auxílio dos motoristas da Secretaria de Educação de Içara que ele iniciou o Ensino Fundamental No Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (Naes). "Todos os dias eu carregava ele nos braços, oito vezes ao dia. Ele ia num carro, e a cadeira no outro. Era uma luta diária, mas para realizar seu desejo, nunca medimos esforços", conta o pai, Ademar Fernandes.

Os transtornos para conduzir o estudante até a sala de aula tiveram fim em 2015, quando o primeiro carro adaptado chegou ao município. "Eles vem buscar o meu filho todos os dias na porta de casa. Vai para a escola com toda a segurança, sem contar o carinho com que é tratado pelo motorista e todos os funcionários. Somos gratos por essa oportunidade maravilhosa", declara a mãe, Rosa Fernandes.

A professora Jenifer da Rosa Tavares auxilia Samuel no desenvolvimento dos trabalhos e provas.  “Já trabalhei com vários tipos de deficiência e é muito gratificante poder ver nesses rostos, principalmente no do Samuel, apesar das dificuldades, uma vontade de aprender. Ele lê, estuda em casa e é extremamente dedicado”, coloca a professora. “Meu sonho é depois de terminar os estudos, frequentar a faculdade de geografia e poder quem sabe, ser professor”, finaliza o sorridente Samuel.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis