Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo de empregos tem se mantido positivo em Içara. Até junho, data do último levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses, houve 7.181 admissões contra 6.731 demissões no mesmo período, resultando em 450 postos de trabalho a mais com carteira assinada na cidade.
No acumulado deste ano, também foram registradas mais contratações que desligamentos. Entre janeiro e junho, houve 3.498 admissões e 3.494 demissões. A tendência manteve-se também no último mês apurado, com 564 contratações e 539 desligamentos, gerando saldo positivo de 25 vagas. Ainda que o mês tenha apresentado uma diminuição nas admissões em cerca de 2,4%, houve queda de 5,1% no número de demissões, de acordo com dados repassados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Em vista da oscilação no mercado de trabalho, a visita ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Içara aumentou. Além da intermediação de mão de obra, o órgão realiza emissão de carteira de trabalho e entrada ao seguro desemprego, funcionando das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na rua Altamiro Guimarães, 346, no Centro de Içara.
“Pessoas que estão desempregadas ou desejam trocar de função poderão vir aqui e trazer alguns documentos, como carteira de trabalho, CPF e identidade. Dessa forma, vamos cadastrar de acordo com a função pretendida, imprimir um QR code (um código de identificação) e com isso as pessoas poderão baixar o aplicativo do SINE Fácil no celular. Sendo assim, terão acesso ao sistema, facilitando a visualização das vagas por não precisar ter que vir todos os dias aqui”, indica a coordenadora Daiane da Luz Cabreira.
A coordenadora do SINE de Içara ressalta alguns cuidados com sites não governamentais, no sentido de resguardar os dados pessoais. “Muitos chegam aqui e dizem que viram uma vaga de emprego em um site, porém a única relação do SINE é com o Portal Emprega Brasil, outros não apresentam relação”, alerta. Cuidados com a carteira de trabalho também são necessários. “Na hora de realizarmos o cadastro, observamos que muitas pessoas não têm a carteira de trabalho em dia. É importante lembrar de sempre estar atualizando o cadastro, como o estado civil e o número de telefone”, esclarece Daiane.
Especial Jornal Gazeta