Por Alexandra Cavaler
Roni Zaniboni, casado com Niza Savi, tem dois filhos e um casal de netos, nasceu no interior de Içara, no bairro Mineração, atual bairro Aurora. No ano de 1970 mudou, junto da família, para Criciúma, pois a cidade oferecia melhores condições de emprego e estudo. Em 1975 trabalhou na Cia Carbonífera Próspera e em 1976 foi para o oeste catarinense onde assumiu, efetivamente, no Banco do Brasil (BB).
“Retornei a Içara em 1982 para a instalação da agência do BB e, na cidade, comecei a militar no Partido dos Trabalhadores (PT) que havia sido criado a pouco tempo com o propósito de defender o sofrido trabalhador e trabalhadora brasileiro e também toda população que não se via representada nos partidos então existentes Ainda neste período, vendo que cada vez mais os empregados do banco, e não só os do banco, mas todos tinham seus direitos ameaçados comecei a militar no sindicado dos bancários de Criciúma e Região onde permaneci por longo tempo”, relatou Zaniboni.
Ele também revela que em 2009 se aposentou e três anos depois foi a vez da esposa. Ambos aposentados, decidiram mudar para Balneário Rincão, onde já veraneavam há muitos anos, com o objetivo de desfrutar a qualidade de vida que consideravam melhor. “Aqui ampliamos nossa rede de amigos e nosso envolvimento com a comunidade e foi quando começamos a perceber que muito havia por ser feito e que não poderíamos esperar pela vontade dos outros, já que esta vontade eles demostravam não ter. Ou melhor esta era a vontade deles: manter esse povo menos assistido sob seu controle. Após a eleição de Lula para seu terceiro mandato, confiantes em sua política para os menos assistidos e vendo que o poder público não fazia questão de trazer esses recursos para a comunidade decidimos que era hora de ir a luta e disputar este pleito, pois conseguindo implantar aqui todas as ações que o governo federal disponibiliza muito já estará sendo feito”, ressaltou o candidato a vice-prefeito pelo PT.
Roni destaca que junto de Cida e dos demais membros do grupo foi elaborado um plano de governo baseado em conversar com diversas comunidades nas quais foram ouvidas as suas necessidades. “Na lagoa da Urussanga Velha vamos resgatar o plano do prefeito Décio Góes reintegrando-a à comunidade pesqueira bem como trabalhado com a possiblidade da construção de marinas, o que melhoraria as condições de emprego e renda daquela região. Na Barra Velha temos a lagoa do Mata Fome que por descaso do poder público encontra-se totalmente abandonada. Além disso, precisamos gerar empregos que melhorem as condições de vida dos nossos moradores de tempo integral. Empresas não poluentes, pois é importante que nosso meio ambiente seja preservado para melhor ser desfrutado por veranistas e turistas”, elencou.
Para concluir, Zaniboni dá destaque ao transporte público, gratuito e de qualidade que também é uma das bandeiras da dupla, que está coligada na disputa eleitoral deste ano ao PCdoB. “Enfatizamos ainda os investimentos nas áreas da saúde, da educação e da segurança para que mais pessoas decidam vir morar no Rincão. Isto traria incremento para o comércio e, consequentemente, geraria mais empregos e renda. Para conseguirmos executar nossas propostas estamos levando-as nas comunidades onde nos apresentamos, eu e Cida da Colônia de pesca Z-33, como pré-candidatos da “Federação Brasil da Esperança” que aqui é composta por PT e PCdoB, verdadeiros representantes do governo Lula e suas políticas de inclusão de todos num Brasil melhor e para todos”, concluiu.
Colaboração: jornal Gazeta