sexta-feira, 1 novembro, 2024
Ultimas noticias

Ritagli della storia: Pesquisa vira livro digital com fatos antigos de Urussanga

Casos sobre morte decorrentes da miséria, atos de tortura, opressão militar, grupos políticos e suas manifestações, desenvolvimento econômico, festividades religiosas, entre outros temas são fatos antigos resgatados no livro digital “Ritagli della storia: Fatos de Urussanga/SC retratados em recortes de jornais antigos (1878 a 1909)“, conteúdo produzido pela jornalista Eliana Maria Maccari através de recursos repassados pela Lei Paulo Gustavo.

 

O lançamento oficial foi feito propositalmente no Dia Nacional do Livro (29/10), na sede da ACIU. De acordo com a profissional, o projeto é fruto de ampla e profunda pesquisa no campo jornalístico. “Tudo iniciou ainda em 2018, quando eu trabalhava com jornalismo local aqui na cidade e precisei buscar pautas sobre fatos antigos para os 140 anos de fundação. O acesso gratuito ao acervo digital da Biblioteca Nacional é uma riqueza infinita. Então comecei esse levantamento de recortes que citavam a cidade ou alguma personalidade específica para produzir reportagens. Meu arquivo passou de 1.000 e os guardei para um projeto futuro. Agora essa oportunidade chegou para mostrar essas histórias à sociedade”, explicou durante o lançamento.

 

O livro digital com 135 páginas traz registros de relatos com informações que resgatam a memória de acontecimentos ocorridos em Urussanga entre o final do século XIX e início do século XX. Como um quebra-cabeça, a captura e o encaixe das décadas preservam dezenas de fatos desconhecidos ou perdidos no decorrer dos anos atuais. A construção dessa história da cidade em 55 recortes de jornais antigos mostra diferentes aspectos como imigração, desenvolvimento econômico e territorial, política, religiosidade, entre outros.

 

Devido à legibilidade dos recortes, os conteúdos foram transcritos em letras de tamanho legível, além de alguns terem sido traduzidos da língua italiana para portuguesa. Disponibilizado em plataformas digitais, o ebook é de acesso gratuito via link Google Drive (https://encurtador.com.br/hNBmh) e como medida de acessibilidade foi transformado em audiolivro no canal do YouTube da jornalista.

 

“Meu papel como jornalista continua sendo de informar a sociedade sobre fatos. E este projeto em especial é dedicado à cultura local em memória daqueles que escreveram a história de Urussanga. Minha curiosidade aguçada desde a infância foi alimentada pelos vários momentos de memórias compartilhadas entre pessoas. E minha essência jamais seria a mesma sem os diversos contadores de história da minha família, iniciando com as gerações de professoras. Agradeço imensamente ao apoio incondicional dos meus entes queridos e amigos que incentivam o meu faro jornalístico na área cultural. Preservar a memória é ajudar a reescrever e compreender a nossa história”, finaliza.

 

Este projeto foi contemplado pelo Edital Nº 01/2023, de seleção de projetos para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Lei complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) – Demais Áreas, do Município de Urussanga (SC).

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis