A ocorrência de acidentes causados por choques elétricos é maior no verão, tendo em vista que durante a estação o fator água está sempre presente, na praia, piscina, lagoa – e a combinação com aparelhos eletrônicos pode resultar em incidentes, inclusive, fatais. Entretanto, o risco pode ser evitado se seguidas orientações simples, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Fernandes.
“A primeira medida é ler o manual do equipamento, pois assim a pessoa vai saber todas as informações do aparelho, desde o funcionamento até a sua vida útil”, recomenda o militar. Outra indicação, e talvez a mais importante, é evitar contato com qualquer aparelho eletrônico quando estiver com o corpo molhado. E muito menos levar esses equipamentos para contato com a água.
Mas mesmo atitudes comuns do dia a dia podem apresentar risco. “Não se deve desligar o equipamento puxando-o pelo cabo, porque isso causa rompimento dos fios. E futuramente esse desgaste pode dar origem a um choque elétrico. A pessoa sempre deve desligar pelo plug do equipamento”, orienta.
Outra situação que o tenente Arthur Silveira Júnior, também do Corpo de Bombeiros de Içara, cita é a ligação entre tomada e crianças. “Todas as tomadas é interessante deixar fora do alcance das crianças e dos animais. Criança é por natureza bastante curiosa e por isso sempre está colocando a mão em locais que lhe chamam a atenção”, lembra.
Silveira ainda enfatiza os cuidados com o chuveiro elétrico, que precisa estar desligado sempre que for alterar a posição da chave seletora. “Da mesma forma, se for fazer qualquer tipo de manutenção em aparelho elétrico ou instalação elétrica da casa, a pessoa tem que desligar a chave geral para realizar este trabalho. Qualquer coisa que for fazer na parte elétrica, tem que estar com a chave geral desligada”, reforça.
Especial Jornal Gazeta