A Rio Deserto é uma das mineradoras do Brasil premiadas no 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2020. A empresa foi classificada nas categorias Barragens e Manutenção, com o projeto “Sistema de automação e controle on-line de represas de subsolo”. Ao todo, mais de 90 projetos, de 40 mineradoras de todo o país, concorreram ao prêmio. Com a conquista, a Rio Deserto se destaca entre as grandes empresas do setor, como a Vale, a Anglo American, a ArcelorMittal, a CSN Mineração, que também obtiveram títulos.
O projeto premiado da Rio Deserto alia inovação e tecnologia, e foi desenvolvido pelo engenheiro eletricista, Elton Luis Martins, e pelos colaboradores Alexsandro Cândido Gonçalves, Leonardo Formanski, Elizandro Luiz Pagani, Gustavo Ronconi Scarabelot e Rafael Michels Américo. A ideia, que consiste no amplo controle das represas em subsolo, foi implantada nas unidades de extração Mina Cruz de Malta, em Treviso (SC), e Mina 101, em Içara (SC).
Devido à pandemia Covid-19, ainda não há data confirmada para a entrega oficial do reconhecimento às empresas vencedoras. O evento costuma ser realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Entenda o projeto
Na atividade de mineração em subsolo, represas são construídas para conter águas oriundas do processo e das condições geológicas. Nessas represas, bombas são instaladas para drenar as águas até a superfície. Nas atividades de mineração em subsolo da Rio Deserto, utilizam-se represas em série a fim de armazenar e retirar a água do subsolo, direcionando-a ao sistema de tratamento, localizado na superfície. Posteriormente, a água drenada é utilizada no processo produtivo ou retorna à natureza dentro dos padrões de qualidade exigidos após o devido tratamento.
O funcionamento dessas represas em período integral, eventualmente, ocasionava chamados em horas especiais para resolução de possíveis situações. Para aprimorar a operação das represas, foi desenvolvido um sistema de automação que permite o controle on-line de todo o funcionamento, diminuindo o tempo de tomada de decisões, mantendo a segurança operacional do subsolo e evitando chamados e acesso ao subsolo fora do horário das operações de extração.
Empresa premiada
Com a conquista, a Rio Deserto soma oito anos de reconhecimento no Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira, tendo títulos conquistados entre 2010 e 2020. O principal objetivo da premiação é divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil.
Colaboração: Vanessa Nórdio/Comunicação Rio Deserto