Depois de quase três anos de estudos, o Balneário Rincão finalmente receberá o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, documento que elenca ações emergenciais necessárias, além de metas a curto, médio e longo prazo. O ato acontecerá nesta quinta-feira, dia 16, às 20 horas, na Unesc, no bairro Universitário, em Criciúma, juntamente com a entrega do plano de outros 12 municípios.
“Este é um documento muito importante para o desenvolvimento da cidade. O saneamento básico era um assunto que em momento algum poderia ter sido deixado de lado pelas administrações que passaram pelos municípios. Mas agora, pelo menos, o município está tentando melhorar esta questão e, com um amplo estudo como foi feito, se realmente implantado, surtirá efeitos positivos”, assegura o coordenador da área de cartografia do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (IPAT) da Unesc, Vilson Belletini.
Um convênio entre os municípios, a universidade e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) foi assinado em 2013 para a elaboração e o serviço iniciado em 2014, ainda na gestão anterior. O estudo já está concluído desde agosto e inclusive entregue de forma digital. “O lançamento, no entanto, acontece somente agora porque foi optado por esperar as novas gestões, já que são elas que vão buscar os recursos para a implementação das ações, para que eles possam de fato conhecer o projeto como um todo”, detalha o professor.
Agora, diante da entrega do projeto, a Administração Municipal deverá trabalhar para a aprovação na Câmara de Vereadores e, com o “sim” do Legislativo, captar os recursos para a implantação. “A vantagem desse projeto é que ele não diz apenas o que se deve fazer. Ele também indica onde é possível buscar recursos, como por exemplo, no Ministério das Cidades ou em outros órgãos que contam com valores para este tipo de serviço”, elenca Belletini.
Especial Jornal Gazeta
















