Vera Lucia Leal, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Rincão, conta que na cidade a vacinação contra a gripe acontecerá nas quatro unidades de saúde com salas específicas: Rincão Sul, Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Rincão Centro. “Nesse último, durante todo o período de campanha, haverá atendimento em horário estendido, das 17h às 21h”, alerta.
Com a meta de imunizar 90% do público alvo, a coordenadora declara que ações serão realizadas para atingir o maior número possível de pessoas. “Neste primeiro momento, temos um público específico a ser imunizado, mas a partir do dia 22 de abril, estaremos com um cronograma de vacinação elaborado para vacinarmos, principalmente, as crianças, das localidades de Mirassol, Chico do Poço, Condomínio Deobaldo Donato Pacheco, além dos alunos das creches, escolas municipais e estaduais”, enumera.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação em todo o país.
Especial Jornal Gazeta

















