A Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma) analisou oito pontos em Balneário Rincão, sendo que um foi considerado impróprio para banho e sete foram aprovados, mantendo no relatório divulgado na semana passada a tendência do mês de novembro.
Os pontos considerados sem risco à saúde de quem utiliza o local situam-se na Lagoa dos Esteves (com análise próximo ao trapiche), na Lagoa do Faxinal (próximo a um parque aquático), na Lagoa dos Freitas (próximo à rua Camboriú) e outros quatro pontos na praia do Rincão (próximos às ruas Manoel José Magé, Castro Alves e Paraná, além de um ponto a 100 metros ao norte do arroio).
“Esta é uma análise realmente positiva, são sete de oito pontos considerados como próprios pela Fatma, que mantêm uma regularidade nessas análises e elas nos últimos tempos sempre vêm apresentando esses resultados”, aponta o coordenador do setor de Meio Ambiente em Balneário Rincão, Paulo Amboni.
Entretanto, há um ponto preocupante, colocado pelo relatório da Fatma como impróprio para o banho: o arroio, também localizado na praia do Rincão. A indicação é que uma série de ações deve ser realizada para tentar recuperar a balneabilidade.
“Ali temos realmente um problema e ele deve ser sanado. Vamos fazer uma fiscalização esta semana, em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a Vigilância Sanitária, para que se verifique se há ponto de lançamento de efluente ilegal. Havendo, então realiza-se o bloqueio”, conta Amboni.
De acordo com Amboni, o lançamento irregular de esgoto no arroio é apenas uma das possibilidades existentes. Caso não se confirme na vistoria, o problema pode estar relacionado ao lençol freático.
Especial Jornal Gazeta