Todos os anos em agosto são analisados os valores da energia elétrica distribuída pela Cooperativa de Eletrificação Aliança (Cooperaliança), de Içara, e definidas as tarifas para o período dos 12 meses seguintes. O assunto já vem sendo discutido e durante mês que inicia deve ocorrer a reunião pública de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o percentual deste reajuste.
De acordo com comunicado emitido pela agência reguladora, a entrada em vigor da nova tarifa da cooperativa está confirmada para 29 de agosto. A Cooperaliança atualmente atende mais de 36 mil unidades consumidoras, conforme dados de 2017. A maior parte está localizada em Içara, onde atua quase que integralmente, com exceção às regiões dos bairros Aurora e do Presidente Vargas/Demboski.
A Aneel esclarece que a revisão tarifária é um procedimento realizado por todas as empresas, sejam elas concessionárias ou permissionárias, que realizam a distribuição de energia elétrica. O processo para todas é realizado anualmente, variando apenas as datas em que ocorre. “O reajuste tarifário é um mecanismo utilizado para restabelecer o poder de compra da receita obtida por meio das tarifas praticadas pela concessionária. O resultado do processo pode gerar um índice negativo (baixando a tarifa) ou positivo (aumentando a tarifa)”, explica a Aneel.
Uma equipe da Cooperaliança esteve na última semana em Brasília, verificando a situação relacionada ao reajuste tarifário, e nessa segunda-feira, dia 30, foi a Florianópolis. “Ainda não temos uma projeção, porque estamos nos reunindo, fazendo um levantamento de pleitos, diante daquilo que imaginamos que deva acontecer. Então ainda temos alguns dias para haver uma posição nossa e uma posição da própria Aneel”, finaliza o gerente administrativo da concessionária içarense, Reginaldo de Jesus.
Especial Jornal Gazeta