Quando o relógio marca meia-noite e as taças se erguem para o tradicional brinde de réveillon, não há bebida mais emblemática do que o espumante. Para quem deseja celebrar a virada do ano com sabor e tradição, os vinhos frisantes e espumantes produzidos nos Vales da Uva Goethe, são uma ótima opção. Além do selo de Indicação de Procedência, os vinhos Goethe possuem frescor e borbulhas delicadas, perfeitos para iniciar 2025 com o sabor e a tradição de um vinho único, típico e raro.
“A cada ano que passa, percebo na minha vinícola, que os espumantes da variedade Goethe, estão tendo um aumento em torno de 20% a 30%, nas vendas em relação ao ano anterior. E agora não é diferente, fizemos um trabalho de marketing, com promoções em vários rótulos, e deu resultado”, destaca Gilmar Treviso, da Vinícola Trevisol.
As seis vinícolas da região, que fazem parte da Associação dos Produtores de Uva e Vinho dos Vales da Uva Goethe (Progoethe), são reconhecidas pela produção de rótulos que refletem o terroir único e o saber fazer da região. “A maior procura é sempre de espumantes, este ano devemos manter o mesmo percentual de vendas do ano passado,que foi bom”, esclarece Marinês Dagostin, da Vinícola De Noni.
Vinhos e espumantes para celebrar com estilo
As vinícolas comemoram a demanda crescente por vinhos artesanais e com identidade local. Pensando nesse público, a Vinícola Quarezemin, de Içara, lançou o Espumante Nature Goethe Sur Lie, a bebida em sua forma mais natural. Em edição limitada, esse espumante é uma homenagem ao fundador da Vinícola, Sr. Haroldo Quarezemin.
“A técnica conhecida pelo nome Sur Lie permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras até a abertura da garrafa. De coloração amarelo palha com características de aspecto turvo, apresenta maior complexidade aromática, mais estrutura, cremosidade e borbulhas intensas. Equilibrando perfeitamente o frescor e a acidez”, explica Guilherme Bianchini, presidente da Progoethe. Com novos produtos e novos consumidores que começam a degustar o vinho, a previsão da Quarezemin é que neste final de ano a venda de frisantes e espumantes Goethe tenha um acréscimo em torno de 15 a 20%.
Vinho para a ceia: acompanhando os sabores da ceia de Ano Novo
A região é famosa pela produção de vinhos e espumantes , com Indicação Geográfica (IG), e as vinícolas possuem opções para todos os gostos: desde espumantes refrescantes, perfeitos para a celebração da virada, e para acompanhar pratos na ceia de Ano Novo até frisantes mais leves.
“Em especial, os espumantes Goethe são os mais vendidos nesta época para celebrar essa transição entre os anos. Espumantes podem ser consumidos em todas as estações, comemorações e no cotidiano, pois combinam muito bem com os momentos da vida e harmonizam com alimentos como aperitivos, entradas, queijos, pães, patês, além de pratos principais”, ressalta Matheus Damian, da Vinícola Casa Del Nonno.
Além dos espumantes, os vinhos brancos tranquilos e frisantes também estão em alta. “Nessa época, nosso carro forte é a linha Attimo, especial para as festas de fim de ano, nas versões Moscatel e Brut Branco e Rosé. Também nada melhor agora para verão, o frisante Nascondiglio di Goethe bco e rosé com baixo teor alcoólico (apenas 9%), leve, frutado e refrescante. E os vinhos tranquilos Augusta seco e Demi”, comenta a proprietária da Vinícola Mazon, Giselda Trento Mazon.
Para o verão: a praticidade e o frescor do vinho em lata
Verão é sinônimo de praia, piscina e passeio ao ar livre. Com a proposta de praticidade para conquistar principalmente o público feminino e os jovens, as vinícolas investem no vinho em lata. “O nosso frisante na lata, é um produto que se encaixa muito bem para o pessoal levar para praia ou para beira da piscina. Ele cabe muito bem para essas ocasiões, nesse período festivo, onde o pessoal procura as praias e está se refrescando e é uma bebida que cabe muito bem para essa época do ano”, destaca Daniel Bianco, da Vinícola Bianco, de Orleans.
O vinho em lata se tornou mais popular a partir da pandemia, período em que o consumo de vinho subiu no Brasil. “ Vinho em lata já traz a leveza e praticidade que combina com o verão e é uma boa opção para quem gosta de apreciar vinho em qualquer lugar, como praia, trilha, piscina. Oferecemos um kit com acessório reutilizável para transportar várias latas juntas”, frisa Matheus Damian.
Latinha e até caipirinha, as vinícolas investem em mix de produtos diferenciados. “Lançamos um gaseificado da variedade Goethe, um demi-sec em lata, muito atrativo principalmente para a nossa região que é próxima do litoral. Prático serve uma pessoa,são 345 ml em lata perfeita para o verão. Temos ainda a nossa exclusividade, a caipirinha de vinho, nosso carro chefe”, finaliza Gilmar Trevisol.
Texto: Janine Limas (Innovazione ESG e Marketing)
Fotos: Divulgação/Progoethe