O mamífero está encalhado desde o inicio da manhã, na beira-mar.
Após longas horas de tentativa, o resgate da baleia jubarte, na praia da Esplanada, em Jaguaruna, foi paralisado. As equipes continuarão os serviços na quarta-feira (6), com novas estratégias. O mamífero está encalhado desde o inicio da manhã, na beira-mar.
Das 6h30 às 18h, equipes do Instituto Australis, Polícia Militar Ambiental, Universidade do Exltremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna, EducAmar, Defesa Civil e Prefeitura de Jaguaruna, Fundação do Meio Ambiente de Içara (Funai) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), trabalharam na tentativa do animal.
Uma reunião para estudo das próximas medidas será feita entre os órgãos responsáveis. “O encalhe dessas baleias em temporadas como essa, não é comum, mas elas estão suscetíveis a se aproximar da costa, às vezes por estar debilitada, doente, com alguma desorientação, mas ainda estávamos avaliando. A princípio, ela está saudável”, informa a diretora Instituo Australis, a Karina Groch.
Fonte: Portal Içara News