Por Alexandra Cavaler
Dos 20 pontos fiscalizados, IMA encontrou problemas em áreas de banho observados nos balneários Rincão, Gaivota e Arroio do Silva, além de Passo de Torres. Municípios farão trabalho para identificar possíveis poluidores
No primeiro relatório de balneabilidade para a temporada de verão 2023/2024, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) registrou oito pontos fiscalizados na Região Sul como impróprios para banho. Três deles em Balneário Rincão, dois em Balneário Gaivota, um em Arroio do Silva e dois em Passo de Torres. A coleta de material para análise foi feita no dia 5 de dezembro.
Balneário Arroio do Silva teve quatro pontos fiscalizados, sendo que o trecho da Avenida Mondardo, na Foz do Arroio, foi considerado impróprio – os demais estão liberados. Já em Balneário Rincão, que tem oito pontos avaliados periodicamente, três foram registrados como impróprios: Lagoa do Faxinal, Lagoa dos Esteves (próximo ao trapiche) e praia do Rincão (no arroio).
Paulo Amboni, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente de Balneário Rincão, explicou que o poder público realiza fiscalização periódica no arroio. “A prefeitura realiza fiscalização periódica no arroio. Quanto aos demais pontos, iremos analisar possíveis causadores e realizar fiscalização junto da Vigilância Sanitária Municipal”.
Fonte: jornal Tribuna de Notícias