Aos poucos, os serviços de transporte contratados através de aplicativos de celular, em especial o Uber, vêm ganhando espaço também em Içara. A relação entre esses trabalhadores e os tradicionais taxistas nunca foi amigável, mas atualmente na cidade cada um vem buscando ganhar o seu espaço, o que aumenta a competição e a animosidade.
“Estamos enfrentando bastante concorrência quanto a esses ubers aqui em Içara. Já faz algum tempo que eles vêm atuando na cidade, buscando passageiros. Mas algo que a gente vem notando é que ainda há várias pessoas que preferem o táxi, pois consideram mais seguro, já que têm ponto”, comenta um taxista de Içara, Paulo Marques.
O Uber atende na região, hoje especialmente na cidade de Criciúma, mas sempre que há chamado de outros lugares, há o deslocamento para atender. O motorista do aplicativo Rangel Aurélio não soube precisar o quanto exatamente de chamados recebe de Içara, mas declara que é algo que vem aumentando consideravelmente. “Os nossos diferenciais estão ligados diretamente quanto aos valores aplicados e também à segurança que os aplicativos disponibilizam aos clientes”, finaliza.
Quanto à atuação de Uber em Içara, não há qualquer legislação municipal que impeça esse tipo de serviço, situação semelhante à que ocorre em diversas outras cidades. Desta forma, a atuação deles resume-se a fazer o atendimento, não precisando cumprir regras pré-estabelecidas para esse tipo de serviço.
Especial Jornal Gazeta