terça-feira, 27 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Região Carbonífera registra 181 com casos de covid e influenza em 30 dias

Por Alexandra Cavaler 

 

Os dados são da Regional de Saúde e são referentes aos período de 16 de abril até 16 de maio de 2024. A maioria são crianças

 

 

Os casos de gripe tem aumentam
do com a chegada da estação mais fria do ano devido à circulação de vírus que causam problemas respiratórios, afetando principalmente crianças e idosos que geralmente são mais vulneráveis às complicações dessas infecções.

 

Somente na Região Carbonífera, entre os dias 16 de abril e 16 de maio, de acordo com Patrícia Ortigossa, da Regional de Saúde, 181 pessoas procuraram os sistemas de saúde com covid e influenza: 169 crianças, nove idosose três adultos.

 

“Não necessariamente internações, esses números são de pessoas que procuraram o hospital e fizeram exames. Alguns foram internados, outros liberados, dependendo da condição. Mas criança, faixa etária que representa a maioria dos casos, geralmente evolui para cura”, destacou Patrícia.

 

Mesmo liberada, vacina tem baixa procura

Sara Pavei, da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, revela que em Região foram vacinadas 85.066 pessoas. atingido a cobertura vacinal da população prioritária em apenas 47,58%. Questionada sobre ações que levem às pessoas a buscarem pelos imunizantes ela explia:

“O município vai trabalhar as ações estratégicas agora conforme achar necessário. Uma vez que o Ministério da Saúde liberou para que cada cidade promova ações comforme a sua demanda do microplanejamento, ou seja, não vem mais engessado as ações pelo Ministério da Saúde. Cada município vai trabalhar a sua demanda e as estratégias de imunização nas campanhas de acordo com a sua realidade. Desta forma, alguns municípios estão abrindo final de semana, outros estão abrindo todos os sábados, outros estão fazendo horário estendido. Cada município tem uma demanda diferenciada e a orientação é que o residente de cada município entre em contato com a Secretaria para saber as ações”, relatou, acrescentandoque são disponibilizadas a vacina da influência em todas as unidades básicas de saúde. “Há disponibilidade de vacina da influência na região carbonífera e em todo o estado de Santa Catarina.

 

Influenza: imunizante é seguro e confiável

O secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus, ressalta que o Imunizante contra a gripe é seguro. “Além disso, é confiável e ajuda a reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza. Se você faz parte do público-alvo, procure a sua Unidade de Saúde e proteja-se. A doença é de fácil transmissão e pode ocasionar quadros graves, inclusive óbitos”, alerta.

 

O gestor também enfatiza que já estamos no período de sazonalidade da doença e o chegou frio. “Com isso aumenta ainda mais a transmissão do vírus, por isso é imprescindível que a população mais vulnerável, que é aquela dos grupos prioritários, esteja protegida para evitar casos graves, hospitalizações e mortes pela doença”, frisou o secretário de Saúde de Içara, lembrando que o imunizante está liberado para toda a população, independente de estar nos grupos prioritários.

 

 

Fonte: jornal Tribuna de Notícias 

Foto: Divulgação PMU

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis