Atendimento é feito no ambulatório, com horário marcado via telefone ou WhatsApp.
Em outubro, é realizada uma ação mundial de prevenção e orientação à Saúde da Mulher. Chamado de Outubro Rosa, o movimento é aderido por inúmeras empresas, entidades e associações. É o caso da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.
Aqui na cidade, a associação trabalha o ano todo, mas tem as atividades intensificadas este mês por conta da visibilidade mundial que a causa ganha. “É um momento muito importante para nós. Conhecemos o problema e o quanto ele atinge mulheres todos os meses do ano. Mas neste mês, em específico, temos um olhar mais atencioso da sociedade e isso ajuda, sim, na prevenção ao câncer”, destaca a presidente da Rede, Andréa Cristina Pavei Soares.
Segundo a presidente da Rede, hoje no Brasil o tempo que leva para fechar um diagnóstico é de 270 dias em média. É um tempo longo, dependendo do estágio em que está o câncer. “Por isso que é tão importante este autocuidado. Uma mulher que se conhece, conhece seu corpo, tem mais facilidade de perceber algo que está errado ou que está diferente. Nossa campanha é sempre para que a mulher preste atenção em si mesma”, destaca Andrea.
A Rede em Içara
A Rede Feminina de Içara foi criada há 29 anos e tem, atualmente, 50 voluntárias. Cerca de 350 mulheres passam pelo local todos os meses para exames, consultas e acompanhamentos.
A Rede atende em um ambulatório ao lado do Hospital São Donato. Devido à pandemia, os atendimentos ocorrem apenas por agendamento. O contato é 3432-3461 ou 99912-5222.
Colaboração: Karol Carvalho