Içarenses podem trocar materiais recicláveis por vale-feira das 16h às 19h.
Seguindo os dias de abertura da Feira da Agricultura Familiar de Içara, que agora também está atendendo às quartas-feiras, o programa ‘Reciclou Levou’ vai realizar uma edição extra na próxima quarta-feira, dia 20, das 16h às 19h, anexo a feira no pátio da rodoviária municipal. Os Içarenses vão poder destinar materiais recicláveis e trocar por vale-feira, entretanto vale lembrar que o projeto também continua com recebimento de materiais nas sextas-feiras das 7h às 11h.
Além da edição extra, o programa conta ainda com uma segunda novidade, o Governo Municipal e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) assinaram um Termo de Colaboração destinando até 12 mil reais a mais por ano para a Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (COOPAFI) na troca de vale-feira por alimentos. O termo tem validade de 12 meses.
“Serão até R$ 144 mil reais por ano. Um incremento na economia dos produtores, um incentivo aos cidadãos para que separem os lixos em casa, tragam até o projeto e retornem para casa com alimentos fresquinhos e também um incentivo aos catadores que vão poder receber mais materiais já devidamente separados”, lembrou a prefeita Dalvania Cardoso.
Atualmente a Feira da Agricultura familiar acontece todas as quartas-feiras, das 16h às 19h e nas sextas-feiras das 7h às 12h. “Vamos fazer um projeto piloto nas quartas-feiras, para ver se tem procura do público. Precisamos incentivar a correta destinação final dos resíduos sólidos recicláveis, incentivando a prática da coleta seletiva, através da troca dos resíduos por alimentos. A iniciativa entrega os resíduos do projeto a Associação de Catadores Por um Amanhã Melhor. Todo mundo sai ganhando”, completou o diretor superintendente da Fundai Ibanez Aníbal Zanette.
Colaboração: Decom PMI