Recicla Içara tem mascote e associação que fará triagem de materiais

Após quase um mês do início das operações, o programa Recicla Içara, ação de coleta seletiva de materiais para reciclagem, desenvolvido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai), foi lançado oficialmente na tarde dessa terça-feira, dia 28, em evento realizado na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), no Centro da cidade.

Além do projeto, foi apresentado o mascote, denominado de Florêncio. “Entrei no site da Fundai e vi fotos de crianças plantando árvores. E ao mesmo tempo há um desenho na Cartoon denominado como Clarêncio, que é uma criança feliz. Então busquei fazer uma junção entre algo como uma pessoa feliz e as ações que podem ser feitas para ajudar o meio ambiente. Foi assim que surgiu a ideia do Florêncio”, detalha o estudante que venceu o concurso para a escolha do mascote, Vinicius da Rocha Cardoso.

Ele destaca que a reciclagem é algo que sempre esteve presente em sua vida. “A minha mãe já tem este hábito de sempre buscar reciclar as coisas”, aponta o estudante do sétimo ano da escola Maria Arlete Bittencourt Lodetti, do bairro Raichaski.

A ideia de adotar o mascote surgiu diante do objetivo de trabalhar de forma mais lúdica o assunto, fazendo com que as pessoas, em especial as crianças, se interessem mais pelo tema e participem do programa.

Também houve a criação de folders e de gibis que devem ser distribuídos nas comunidades, para orientar as pessoas quanto à importância do projeto e incentivar a separação dos materiais recicláveis.

Durante o evento dessa terça-feira ainda houve a assinatura de convênio com a cooperativa de catadores que ficará responsável pela triagem dos materiais recicláveis, recolhidos nas ruas por uma empresa terceirizada. O galpão onde o serviço vai funcionar fica localizado na comunidade de Vila de São Pedro (Urussanga Velha II).

O prefeito Murialdo Gastaldon manifesta alegria ao ver o projeto recomeçando. “Buscamos iniciar alguns anos atrás, mas infelizmente naquela ocasião a forma como implantamos o sistema não deu certo. Tivemos que repensar novamente a forma de se fazer a coleta seletiva e então chegamos com este novo modelo, já atingindo boa parte da cidade. Agora vamos buscar ampliar cada vez mais”, aponta o chefe do Executivo içarense.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Segurança

As guarnições do ABTR-127 e ASU-559 foram acionadas via Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) para atendimento a um incêndio em uma residência no bairro

Leia mais »

Noticias

Outros links uteis