segunda-feira, 7 abril, 2025
Ultimas noticias

Recicla Içara será divulgado nas escolas

Instituído em novembro, o Recicla Içara devolveu ao município o serviço de coleta seletiva do lixo. A adesão à iniciativa, na avaliação do presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai), Ederaldo Inácio, é positiva, mas a ideia é envolver cada vez mais as famílias e, por isso, as ações de conscientização serão intensificadas junto às crianças, assim que o ano letivo for iniciado, em fevereiro.

“Nós já temos um gibi, um livreto, um material preparado, para este ano começarmos a todo vapor. Os números são positivos. Não atendemos ainda todo o município, mas queremos aumentar o programa ao longo do tempo, alcançando outros bairros”, afirma Inácio.

De acordo com dados da Fundai, no primeiro mês foram coletadas 14,9 toneladas de materiais recicláveis. Em dezembro, o número subiu para 18,9 toneladas e, neste mês, o caminhão já recolheu dez toneladas. O destino desse tipo de resíduo é o galpão de triagem, em Vila São Pedro (antiga Urussanga Velha II), onde integrantes de uma associação de catadores faz a separação para a reciclagem. Ameta é chegar a 30 toneladas mensais de material recolhido, quantidade que garantiria a viabilidade financeira do programa.

A Fundai disponibilizou duas funcionárias para atender a população e tirar dúvidas sobre o Recicla Içara. O atendimento é feito no próprio órgão municipal, localizado na avenida DilcioEsmael da Silva, 148, no Centro, ou através do telefone 3431-3578, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

Além do Recicla Içara, a Fundação de Meio Ambiente desenvolve outros trabalhos em relação ao descarte correto de materiais. No momento, está em estudos uma iniciativa voltada aos chamados inservíveis, como móveis que não têm mais utilidade e não contam com um serviço regular de recolhimento, indo muitas vezes parar à beira de estradas ou em terrenos baldios.

Quanto ao lixo eletrônico, pode ser levado diretamente à Fundai para ser descartado. “Também estamos fazendo um levantamento sobre valores para colocar caixas coletoras em alguns pontos, como estacionamentos de mercados”, informa o presidente do órgão ambiental.

 

Especial Jornal Gazeta

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis