Recicla Içara comemora um ano de implantação

Em novembro de 2017, Içara via a retomada da coleta seletiva de lixo, em um projeto amplo, abrangendo vários bairros do município. Ao serviço prestado por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação, juntou-se o trabalho de uma cooperativa de catadores, responsável pela triagem e encaminhamento para a reciclagem dos materiais. Após um ano de implantação, o Recicla Içara está consolidado e a projeção é de que seja ampliado a partir de 2019.

“O projeto já conta com 15 bairros participantes, mas buscamos expandir para mais três ou quatro localidades assim que possível”, explica Taynan Toretti, responsável pela coleta seletiva no município. “Ainda não foram definidos os bairros, estamos estudando. Principalmente a questão das rotas, porque elas precisam ser logisticamente viáveis”, emenda Ivan Réus, presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).

Ambos ressaltam o sucesso do projeto. “Os resultados são positivos, tanto com relação à aceitação da comunidade quanto aos números obtidos” assegura Taynan. Segundo ela, a quantidade de resíduos recolhidos reflete a receptividade da população quanto ao programa.

De acordo com os dados da Fundai, até outubro foram aproximadamente 157 toneladas coletadas através do projeto Recicla Içara na modalidade porta a porta. “Conseguiu aderir na cultura da população, a gente observa isso através dos números de materiais recolhidos. Por exemplo: no começo, eram arrecadadas de dez a 12 toneladas e, nesses últimos meses, foram recolhidos em torno de 19 a 20 toneladas”, aponta Réus.

“A reciclagem em Içara está positiva. Outros municípios que estão há dez, 12 anos com o processo de reciclagem, não apresentam esses resultados, que o Recicla Içara conquistou em um ano”, completa o presidente da fundação.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis