RCP Day – Suas Mãos Podem Salvar Vidas, acontece neste sábado, em Criciúma

Evento será realizado neste sábado (25), a partir das 9h, na Praça Nereu Ramos, e pretende conscientizar a população sobre a importância de aprender as manobras de reanimação cardiorrespiratória

A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (25), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos, o RCP Day – Suas Mãos Podem Salvar Vidas. A iniciativa pretende conscientizar a população sobre a importância de aprender as manobras de reanimação cardiorrespiratória. O evento será realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Maria Schmitt (Imas) e a Gerência de Educação em Urgências (Gereu).

A ação será uma oportunidade para as pessoas aprenderem os procedimentos e agirem, de forma correta, na hora de fazer a reanimação cardiorrespiratória. O procedimento é crucial para a sobrevivência, além de gerar resultados positivos, para os pacientes que necessitam e aguardam o atendimento do Samu. “O RCP Day vem de uma necessidade levantada pelas nossas equipes que fazem o atendimento pré-hospitalar. Muitas vezes, os pacientes não estão sendo assistidos como deveriam, e a gente sabe que a RCP precoce dá uma sobrevida muito maior para esses pacientes acometidos de uma parada cardiorrespiratória”, destaca o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Durante a iniciativa, socorristas do Samu, profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc ministrarão oficinas práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para a população, de forma gratuita. “Nosso objetivo é sensibilizar e orientar as pessoas de que aprendendo essas manobras com os profissionais capacitados, é possível, em caso de necessidade, salvar uma vida”, finaliza Casagrande.

 

Colaboração: Decom PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis