Em 2018, a Rádio Difusora de Içara deve passar por uma mudança impactante. Após aprovação do Ministério das Comunicações, ela deve passar a ter o sinal FM. “A tendência é que esta migração ocorra dentro dos próximos 12 meses. Com isso acontecendo, o ouvinte vai ter ótimas surpresas, como um som melhor e uma programação de muita qualidade, sendo este o nosso foco”, enfatiza a diretora da rádio, Carolina Guidi.
História
A Rádio Difusora de Içara foi fundada no ano de 1982 e o início das transmissões se deu principalmente com o fim da Rádio Difusora de Criciúma, ocorrido em 1977. Conforme o histórico da emissora, as disputas pelo comando administrativo geraram o fechamento da Difusora criciumense e, inconformado com a situação, o então deputado federal Nereu Guidi (in memorian), pleiteou a instalação de uma nova empresa de radiodifusão. O único canal disponível na época estava situado em Içara.
O processo licitatório foi concorrido, mas em 22 de outubro de 1982 deu-se início a esta emissora que está marcando época em Içara e região. E o nome, é justamente em homenagem à rádio criciumense que foi extinta poucos anos antes. As operações começaram com cinco funcionários, no bairro Liri, onde permanece até os dias atuais.
Em 2001, a Rádio Difusora passou por um período de reformulação, com o comando passando para as mãos dos irmãos Carolina e Rafael Guidi. Neste mesmo ano, em uma série de inovações, a emissora passou a cobrir todo o Sul de Santa Catarina, além do Norte do Rio Grande do Sul. Já no ano de 2003, nova inovação que segue até hoje fazendo a diferença: houve o início dos trabalhos na internet. Hoje, o site conta com constante atualização de notícias e uma página é mantida no Facebook.
Diante do trabalho realizado diariamente, cobrindo informações de Içara, Criciúma, Balneário Rincão, entre outros municípios da região, além de informações de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, a emissora se consolida com o respeito da comunidade em geral e de lideranças. A atuação é engrandecida em função do empenho em cobrir as mais diversas editorias, seja a política, com cobertura integral nos dias de eleição; o esporte, com foco no Criciúma, mas sem esquecer o esporte amador, a economia a segurança, ou o entretenimento, os programas comunitários e religiosos.
Especial Jornal Gazeta