A 13ª edição da AgroPonte tem objetivo de unir os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia em apenas um ambiente. Neste ano, a feira ocorre até domingo, dia 18 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Com mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o evento conta com 30 mil metros quadrados de área.
Neste ano, a feira tem uma novidade que veio da cidade de Morrinho do Sul (RS): dois bovinos da raça Nelore com pelagem pintada. Esta é a primeira vez que estes animais são encontrados na AgroPonte. “Este é o segundo ano que estamos expondo no evento, mas a primeira que trazemos esses animais. É um momento de fazer negócios e de conhecer as pessoas envolvidas do setor”, comenta o proprietário da Fazenda Scarpari, Alencar Scarpari, que também é proprietário de outros 100 animais. Em específico os animais da pelagem pintada são apenas dois bovinos. “É uma raça que está crescendo muito no mercado e, claro, a principal diferença deles é a pelagem, que possui outro tipo de coloração”, ressalta.
Conforme Scarpari, a raça Nelore pelagens é bastante procurada; Por isso, é uma grande oportunidade estar na AgroPonte. “Esses bovinos estão com 18 meses, mas comprei no Paraná”, frisa.
Além da raça Nelore, a feira recebe 220 bovinos PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruza), ovinos e caprinos, 40 equinos, cunicultores com coelhos e similares, peixes e abelhas sem ferrão. A feira receberá ainda o boi da Raça Brahman mais pesado do Brasil.
“É um grande momento para o agronegócio, não só de Santa Catarina, mas também de todo país, pois as vendas e comercialização dos animais ocorrem em todo Brasil. Além disso, é uma ótima oportunidade de a população conhecer esses bovinos e entender a criação e as demandas do campo. Recebemos público de todas as idades e a AgroPonte se torna uma referência para que possamos trazer conhecimento para todos”, observa o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.
O público ainda pode visitar 42 cooperativas da agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.
Ingressos
Para quem ainda não tem convite, os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site da AgroPonte.
Programação
A programação inclui palestras, seminários, rodada de negócios, julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e Mostra da Raça Crioula.
A programação oficial completa pode ser acessada clicando aqui.
Horários da feira
A feira ocorre de quarta-feira a domingo. Confira abaixo os horários:
Sexta-feira, dia 16: das 14h às 22 horas
Sábado, dia 17: das 10h às 22 horas
Domingo, dia 18: das 10h às 18 horas
Texto e fotos: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação