Qual é o ponto certo de uma carne?

A princípio, o ponto certo da carne é o ponto que cada um gosta. Mas o que precisamos desenvolver na sociedade é  a cultura alimentar. Não tem como alguém dizer que não gosta de algo sem nunca ter experimentado, por exemplo.

Para começo de conversa, vamos aos pontos e suas características.

1) Ponto Bleu / Extra Rare

Mais tradicionalmente conhecida como Selada, ela foi cozida na superfície (“tostadinha”) e na parte interior levemente aquecida, permanecendo com sua estrutura praticamente inalterada. É uma forma de dar maciez a carne e também ter um pedaço suculento na boca. Por outro lado, se você demorar a consumir o meio da peça pode esfriar. Essa é para quem gosta de suculência.

2) Mal Passada / Rare

A carne mal passada está um ponto acima do Bleu. Ela continua com o meio vermelho, porém com uma área menor. Estudos apontam que é o ponto que proporciona maior sabor. Ela perde um pouco em suculência para o ponto bleu, mas ainda preserva muita umidade entre as mastigadas. Essa é para quem gosta de sabor.

3) Ao Ponto Para Mal / Medium Rare

Um ponto acima da mal passada, ela perde ainda mais a área de vermelhidão. As suas fibras começam a ficar mais visíveis e o corte ainda mantem sabor e suculência. Essa é para quem gosta do bife perfeito.

4)  Ao ponto / Medium

Nesse ponto, toda a estrutura do corte já foi modificado, bem como seus níveis de sabor e suculência. A coloração começa a ficar caramelizada. Se você for a um restaurante e não mencionar em que ponto quer que sua carne seja servida. Essa será a referência base. Esse é para quem não consegue comer uma carne vermelha por dentro, mas ainda busca suculência e sabor.

5) Ao ponto para bem / Medium Well

Nesse estágio, quase todas as proteínas foram desnaturadas, a carne estará dura ao toque e toda a cor alterada para o tom rosado opaco. Poucos sucos restam no interior. Essa é para quem não gosta de carne.

6) Bem passada / Well Done

Toda a estrutura da carne foi alterada, não existindo sucos no interior que encontra-se ressecado. Sua superfície estará “torrada”, seu interior opaco, sem vida, todo o suco da carne já se foi. Essa é para quem gosta de se autoflagelar.

Quem diz isso não sou eu, mas sim a gastronomia. Eu defendo a tese que temos que comer o que gostamos, mais sem dúvida, precisamos experimentar todos os pontos. Mais. Precisamos fazer isso várias vez. Toda mudança de hábitos causa estranhamento no início, mas no final, descobrimos novidades incríveis.

A Gastronomia tem tantas texturas, cores, sabores. Quantas experiências sensacionais nascem a cada prato experimentado. Permita-se. Não deixe a cor da carne lhe trazer repulsa. Sinta-se desafiado(a).

Definitivamente, o ponto certo da carne, é o seu. Mas você precisa conhecer todos os sabores e texturas. Experimente e renda-se. Afinal de contas, carne vermelha, se come vermelha.

Bom apetite.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis