Anunciada na última semana, a mini reforma administrativa no Executivo de Içara aos poucos é implantada. Algumas mudanças são viabilizadas a partir da aprovação de projetos encaminhados ao Legislativo. Na sessão de quarta-feira, foi aprovado em primeira votação a proposta de transformar o Samae em uma autarquia, enquanto outras matérias ainda não foram a plenário.
Pela proposta, a Autarquia Municipal de Serviços Urbanos (Ser-Urb) terá a atribuição de englobar parte dos serviços que hoje cabem à responsabilidade da Secretaria de Planejamento, como a limpeza urbana e desassoreamento de cursos d’água, manutenção dos serviços de drenagem, de vias e prédios públicos, além de administrar o Núcleo de Transporte e Circulação e o Departamento de Trânsito. O novo Samae ficaria responsável ainda pela gestão do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsabi), cuja criação também foi aprovada em primeira votação na quarta-feira, igualmente com a dispensa de pareceres das Comissões Permanentes da Casa.
Os recursos serão aplicados na operação, manutenção e melhoria dos serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, limpeza urbana de ruas, avenidas e praças, tratamento de resíduos sólidos (transporte e disposição), tratamento de resíduos recicláveis e demais serviços relacionados ao saneamento básico do município.
Para o comando da autarquia, o prefeito Murialdo Gastaldon nomeou o vereador Geraldo Baldissera, que já se licenciou do Legislativo. “Tenho certeza que fará um grande trabalho. Ele felizmente aceitou o nosso convite e fará muito bem ao governo”, considera Gastaldon.
“Resolvi aceitar o convite do prefeito pelo compromisso que tenho com a cidade e a certeza de fazer um trabalho sério e comprometido. O primeiro passo é me inteirar ao máximo sobre a secretaria, mas os munícipes podem esperar de mim muito trabalho, empenho e dedicação”, afirma Baldissera.
Especial Jornal Gazeta