Um estudo para a implantação de novas câmeras de videomonitoramento em áreas pontuais de Içara está sendo realizado pelo empresário Valmicio De Pieri. Após o sucesso de um programa semelhante em Cocal do Sul, agora busca-se a ampliação para outros municípios, incluindo Içara, onde a Administração Municipal já demonstrou interesse em aderir ao projeto.
“Fomos procurados, por intermédio do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, pela Prefeitura de Içara, para que esta ideia fosse apresentada. Fizemos isso e vimos um interesse muito grande por parte do prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon. Então iniciamos um levantamento das principais necessidades, como os acessos à cidade, nos bairros Esplanada e Vila Nova, entre outros”, coloca o empresário.
Gastaldon reconhece a importância da iniciativa. “Temos o interesse nesse projeto apresentado por eles, porque é muito mais barato e cria uma amplitude maior de monitoramento, pois onde teríamos dez câmeras, vamos passar de 200”, considera. “Vamos esperar o planejamento, a apresentação de valores, para depois vermos de que forma os recursos para a viabilização serão arrecadados”, complementa.
Inicialmente, a possibilidade é de instalação de aproximadamente 230 câmeras. “O que nós estamos fazendo é algo bem abrangente, não fica apenas em uma localidade”, ressalta De Pieri. Segundo ele, o projeto é financeiramente viável. “São valores bem menores, se compararmos com as câmeras que o Estado fornece através do projeto Be Te Vi, da Polícia Militar. No nosso caso, há uma flexibilidade. Posteriormente se discutirá como será custeado, podendo ser dividido entre moradores, empresários e Poder Público”, reforça.
Especial Jornal Gazeta



















