Aproveitar os materiais descartáveis na confecção do artesanato para a decoração de interiores. Esta é a proposta principal do projeto “Mulheres Mil Reciclador”, do Pronatec, iniciado esta semana em Içara.
O curso com carga horária de 200h/aula de formação inicial continuada também foca a geração de renda, observando a emancipação da mulher, incluindo normas de saúde, segurança, aspectos econômicos, sociais e de preservação ambiental. Mariza Bernardo Machado, moradora do bairro Jardim Silvana, está entre as alunas que iniciou o curso. “Amo fazer artesanato. Hoje produzo só pra mim. Quero com o curso aperfeiçoar meus conhecimentos para comercializar e ainda aprender informática”, diz.
Para a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes, o curso vem para acrescentar. “Com os vários cursos que oferecemos pelo Pronatec muitos ex-alunos já estão no mercado de trabalho. Este projeto incluído no Plano Brasil Sem Miséria veio para acrescentar. Queremos viabilizar também espaço na Fai para as mulheres mostraem seus produtos e comercializarem”, declara.
Vagas disponíveis – As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h, na sede do setor de Fomentos a Atividades Inclusivas (FAI), Para os interessados ainda há vagas. A aluna ainda recebe ajuda de custo no valor de R$ 12,50, além de todo material didático.
Entre as exigências, possuir o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano) e ter idade acima de 16 anos. Na grade curricular o estudante terá aula de Conhecimento Histórico-cultural; Saúde da Mulher, da Família e Nutrição; Ética e Cidadania; Informática; Gestão Ambiental, Desenvolvimento Social e Sustentável. Ainda Orçamento Familiar e Vivência Matemática; Trabalhos Artesanais; Decoração de Ambientes e Linguagens.
Colaboração: Imprensa PMI