O Ambulatório de Saúde Mental de Içara trabalha para oferecer atendimentos cada vez mais humanizados. Tanto que o projeto atual é transformar duas salas hoje usadas para guardar materiais em locais de acolhimento para pacientes, uma voltada a crianças e adolescentes e outra a adultos.
“Temos uma sala que hoje não é utilizada e vamos fazer dessa sala um lugar para que as crianças possam aguardar os atendimentos, descansar. O ambulatório fica bem cheio algumas vezes. As crianças chegam e a sala está lotada de adultos, conversando sobre temas do dia a dia. Elas se sentem incomodadas de estar no meio dos adultos”, explica a psicóloga infantil, Maria Eduarda Pacheco.
Segundo ela, a ideia é humanizar o restante dos ambientes. “Temos duas salas de espera apenas com longarinas e queremos disponibilizar um local mais aconchegante. Se tivermos espaços diferenciados, no caso de uma emergência, por exemplo, o paciente pode ficar ali até o atendimento”, argumenta.
Para viabilizar o projeto, o ambulatório lançou uma campanha para arrecadar doações junto à comunidade. “Colchonetes, almofadas, luminárias, brinquedos, enfim, o que as pessoas puderem doar. Também nos disponibilizamos a ir buscar esses materiais”, afirma a psicóloga. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone 3432-5233.
Especial Jornal Gazeta



















