O projeto “Reciclou, Levou” já se consolidou em Içara. Às sextas-feiras, a população é atendida no espaço do Terminal Rodoviário de ônibus, onde segue com a troca de resíduos por alimentos na Feira da Agricultura Familiar. Com o objetivo de expandir o serviço, um piloto de duas semanas – um dia por semana – será realizado nas comunidades de Campo Mãe Luzia e Esplanada a partir da próxima terça-feira, dia 12.
Segundo a coordenadora do setor de Coleta Seletiva da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Taynan Toretti, o experimento vai servir para aproximar as comunidades do programa. “Essa ida as comunidades do interior vai fazer com que as pessoas conheçam ainda mais o projeto e que consigam dar um destino correto ao seu resíduo”, comentou.
Na terça-feira, dia 12, o projeto será realizado em frente a igreja da comunidade de Campo Mãe Luzia. Na terça-feira posterior, dia 19, o projeto chegará ao bairro Esplanada, próximo ao CRAS da comunidade. Os trabalhos serão realizados durante o período matutino.
De acordo com o presidente da Fundai, Ivan Réus Viana, esse piloto servirá de estudo para ampliar para outras comunidades. “Estamos na área central e essa ida às comunidades vai nos possibilitar conhecer mais as necessidades e em breve, podemos fazer um cronograma para atingir mais bairros e facilitar o descarte para os moradores”, explicou.
O projeto segue acontecendo todas as sextas-feiras no período matutino no centro de Içara. Desde o último mês, o programa está atendendo na rua Donato Valvassori, com entrada pela rua Sete de Setembro. Iniciado em 2018, o “Reciclou, Levou” arrecadou só no último ano, 111 toneladas de lixo reciclável e teve média de 400 pessoas atendidas mensalmente.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI