domingo, 21 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Projeto prevê percentual mínimo para realização de cobrança de esgoto

Os vereadores de Içara aprovaram nessa terça-feira, dia 21, em primeira votação, o projeto de lei que determina percentual mínimo de ligações à rede coletora de esgoto, para o início das cobranças da tarifa do serviço. Conforme o documento, fica a empresa concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município (Casan) impedida de iniciar a cobrança da tarifa sem que ao menos 60% das residências contempladas com a rede coletora façam as ligações na rede.

Segundo o autor da iniciativa, vereador Márcio Dalmolin, a maior parte da população contemplada pela rede de tratamento de esgoto ainda não fez a ligação, e existe a preocupação de que as redes se tornem ociosas, e o tratamento seja nada mais que uma fábrica de arrecadação.

“A Casan nos colocou que é preciso de material (esgoto) para funcionar o sistema de tratamento. Mas das sete mil casas onde as ruas receberam a rede, apenas 300 casas estão conectadas”, informa Dalmolin.

O vereador reclamou da falta de divulgação por parte da Casan, para as residências efetuarem as ligações. “Os moradores não sabem como fazer e até mesmo quem contratar para realizar as ligações na rede. Então nós vereadores decidimos em conjunto fazer este projeto de lei. Tendo em conta a quantidade mínima para o funcionamento correto para realizar o tratamento de esgoto”, frisa.

O projeto de lei precisa de segunda votação, para depois ser encaminhado ao Executivo.

 

Colaboração: André Dal Pont/Ascom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis