Todo mundo tem direito a um bom banho de mar. Essa é a premissa do Projeto Praia Acessível, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina que atende a pessoas com diferentes graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas. A lista dos locais acessíveis está disponível no aplicativo CBMSC Cidadão.
Realizado desde 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o projeto Praia Acessível agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, distribuídos nos balneários catarinenses. O investimento de R$ 750 mil, é o mais alto até o momento para o programa. É a maior iniciativa do gênero no Brasil.
“Estamos oferecendo equipamentos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, em praias e rios, para humanizar e dar dignidade para as pessoas aproveitarem com segurança o nosso verão. É algo muito significante, que nos deixa muito felizes e nos enche de orgulho”, diz o presidente da Santur, Renê Meneses.
Com 30 anos de profissão, o sargento Andrade é o coordenador do projeto Praia Acessível em Palhoça. Ele participa da iniciativa desde o começo, ajudando no aperfeiçoamento do programa. Andrade conta que, como bombeiro militar, já atuou nas mais diversas situações, como o atendimento a pessoas traumatizadas, incêndios de grandes proporções, entre outras. Mas nada lhe rendeu tanta satisfação quando ajudar quem quer – e até então não conseguia – entrar no mar.
“É indescritível. Ao realizar esse ato simples, de proporcionar um banho de mar, nós recebemos de volta o sentimento mais puro de alegria. Nada gera mais satisfação do que isso. É um trabalho muito recompensador”, conta Andrade.
Onde encontrar o Projeto
No aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para as plataformas IOS e Android, na área de praia, podem ser conferidas as condições do mar, os endereços dos postos guarda-vidas e também em quais praias de Santa Catarina as cadeiras estão disponíveis. As informações do aplicativo são atualizadas todos os dias.
Colaboração: Assessoria de Imprensa – SECom