segunda-feira, 17 março, 2025
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Projeto do TCE-SC capacita prefeitos e gestores da Amrec

Iniciativas para aprimorar a administração pública e garantir que os novos gestores municipais estejam preparados para os desafios das prefeituras foram apresentadas e discutidas nesta sexta-feira (14/03), durante o evento “Diálogo com Novos Gestores”, realizado no auditório da SATC, em Criciúma. O encontro, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) em parceria com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores, procuradores e presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios que integram a associação.

 

Entre os temas debatidos, destacou-se a importância da qualificação contínua e do compromisso com a transparência e eficiência na gestão pública municipal. Ao longo do dia, especialistas do TCE-SC abordaram questões fundamentais, como planejamento estratégico, execução orçamentária, transparência e controle de gastos.

 

O presidente da Amrec e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, ressaltou que o evento foi uma oportunidade essencial de capacitação para os líderes municipais da região, auxiliando no aprimoramento de seus mandatos e no fortalecimento da administração dos municípios. “Esta capacitação chega em um momento oportuno, trazendo orientações práticas e fundamentais para enfrentarmos os desafios da administração pública. Nosso objetivo é entregar serviços eficientes e de qualidade para a população dos nossos municípios. A parceria entre a Amrec e o TCE reforça nosso compromisso com uma gestão transparente e eficiente”, afirmou Fontanella.

 

O conselheiro do TCE-SC, José Nei Ascari, enfatizou o caráter pedagógico e preventivo da iniciativa, destacando a parceria com os gestores para aprimorar a governança pública. Segundo ele, o Tribunal de Contas de Santa Catarina está alinhado ao novo paradigma do controle externo, que busca uma atuação mais próxima dos fatos e das pessoas.

 

O evento também trouxe orientações sobre os procedimentos necessários no primeiro ano de mandato. Entre os destaques, abordou-se a importância da remessa de dados ao Tribunal por meio do sistema e-Sfinge, essencial para garantir a prestação de contas, a transparência na gestão e o cumprimento dos limites legais e constitucionais. Além disso, ressaltou-se o uso de ferramentas como o VigIA para monitoramento de irregularidades em processos administrativos, permitindo correções rápidas e fortalecendo a integridade na gestão pública.

 

 

Fotos: Maurício Vieira/ AICOM/ TCE

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