Dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e pela Embrapa indicam que, em 2023, cerca de 300 mil toneladas de resíduos orgânicos foram recebidas em pátios ou usinas de compostagem no Brasil. O alto índice indica que a destinação de alimentos para aterros sanitários cresce a cada ano, gerando desperdício e destinação incorreta. Buscando estimular a consciência ambiental dos alunos do 9º ano para a gestão de resíduos orgânicos, um projeto de compostagem foi lançado no Colégio Satc, estimulando a criação de soluções sustentáveis a partir do empreendedorismo.
Com uma abordagem inovadora para o ensino de Ciências e História, as professoras, Patrícia Colombo e Hannah Beatriz Nunes, uniram no projeto conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e resolução de problemas.
“Queremos desenvolver com os alunos a consciência ambiental e as habilidades necessárias para criarem soluções sustentáveis para a gestão de resíduos orgânicos. Ao mesmo tempo em que exploram o contexto histórico da sustentabilidade no Brasil. Nosso projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e ODS 15 (Vida terrestre)”, explica a professora Patrícia.
Para dar início ao projeto interdisciplinar, os estudantes visitaram a composteira da instituição, para entenderem todo o processo realizado internamente. “A visita ao horto, guiada pelo responsável técnico e biólogo, Mauro Zavarize, e a nossa orientadora de laboratórios, professora Zenaide Topanotti, permitiu que os alunos vissem na prática composteiras em maior escala. Lá, as turmas puderam aprender com técnicos especializados, além dos conteúdos previstos em sala de aula”, destaca Patrícia.
Consciência ambiental e empreendedora
A temática do projeto é fundamental para a construção educacional dos alunos, visto que, promove a conscientização ambiental, desenvolve habilidades práticas e empreendedoras, que integram conceitos de diferentes disciplinas. A proposta busca conectar a aprendizagem com problemas reais e prepara os alunos para serem cidadãos responsáveis e empreendedores conscientes, capazes de criar soluções para um futuro sustentável.
“O empreendedorismo entra nessa proposta para incentivar os estudantes a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis para a venda de compostagem ou adubo orgânico, considerando custos, viabilidade e impacto ambiental. Essa prática estimula a criatividade, inovação, planejamento e tomada de decisões, habilidades essenciais para o empreendedorismo. Ao mesmo tempo em que conecta os alunos ao mercado e os prepara para criar soluções sustentáveis para os desafios atuais e futuros”, finaliza a professora.
Durante o semestre, as turmas de 9º ano colocarão suas ideias em prática para que na Semana do Meio Ambiente, em junho, possam apresentar suas ideias de negócios.