O Programa Zera Fila atendeu mais 35 içarenses na manhã desta terça-feira, dia 15, com a entrega de autorizações para a realização de exames de ressonância magnética. Na fila deste exame, há pelo menos mil pessoas aguardando, estando algumas há mais de um ano e meio. O programa já diminuiu a fila de outros procedimentos como consultas com dermatologista e reumatologista, cateterismo, ressonância magnética, tomografia, biopsia e cirurgia de pterígio.
“A quantidade de exames do SUS não é suficiente. Para terem ideia são apenas 70 exames por mês de ultrasson, mas temos 500 pessoas esperando e a fila só aumenta a cada dia porque a saúde não para. Por isso, o município compra os exames com recursos próprios e distribui para os pacientes”, explicou a prefeita Dalvania Cardoso. “A fila das biópsias nos zeramos logo no início, pois não era admissível aguardar por um exame tão sério podendo diagnosticar doenças graves e ficar aguardando”, relatou o secretário de saúde Sandro Ressler.
“Eu sei que não atende todo mundo ao mesmo tempo porque as filas são muito grandes, mas principalmente agora no meio da pandemia em que só se fala em Covid-19 a proposta é muito interessante para ajudar a população”, comentou Josimar da Silva Fernandes, um dos pacientes que retirou sua autorização de exame. Na quinta-feira, serão entregues mais 50 autorizações para realização de exames de ultrassonografia, cuja fila passa de 500 pessoas aguardando.
Decom/Prefeitura de Içara