Emoção, reconhecimento e perspectivas de futuro estiveram presentes no encontro realizado nesta terça-feira, dia 18, no auditório do Senac Criciúma. A Iniciativa, que reuniu adolescentes, equipes de acolhimento e instituições parceiras do Programa Novos Caminhos, celebrou o percurso de mais de 50 jovens da AMREC e AMESC que, ao longo de 2025, participaram de ações educativas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional.
O encontro também reuniu autoridades, equipes de acolhimento, instituições parceiras, voluntários e empresas que apoiam o Programa. Durante a cerimônia, foram reconhecidas as iniciativas que possibilitaram a participação dos jovens em cursos profissionalizantes, oportunidades de trabalho, atividades educativas e vivências que fortalecem a autonomia e preparação para o mercado de trabalho.
O vice-presidente regional sul da FIESC, Edilson Zanatta, ressaltou a relevância do projeto na formação desses adolescentes. “A Fiesc, aliada aos demais parceiros do projeto, dá especial importância a esse amparo direcionado aos adolescentes que estão em casas de acolhimento e que muitas vezes não têm oportunidade de desenvolvimento na vida adulta. Acreditamos que quando essas pessoas são capacitadas pela educação, elas podem realizar seus objetivos e ter o seu próprio sustento. Valorizamos muito esse projeto e colocamos as nossas escolas à disposição para esse aprendizado, tanto o SESI quanto o SENAI, e só temos a agradecer o apoio das demais empresas que acolhem esse programa e dão um primeiro emprego, dão uma oportunidade para que esses jovens tenham realmente novos caminhos”, afirma.
A cerimônia foi aberta com a apresentação do coral infantil da Escola SESI. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra do compositor e escritor Álvaro Fernando, voluntário do Programa Novos Caminhos. Acompanhado do 3° Sargento Cinotécnico Matheus Premoli de Souza, o cão bombeiro de resgate Bono também esteve presente e interagiu com as crianças e adolescentes do projeto.
Representando a Associação dos Magistrados Catarinenses, o juiz de direito substituto da Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, Gabriel Niero Lucchese, destacou o impacto do Programa. “O programa Novos Caminhos é um programa que nasceu pra dar uma nova esperança para esses jovens e crianças acolhidos, é uma porta que se abre, tanto na caminhada acadêmica quanto no trabalho. Nesses 10 anos de projeto, já são centenas de adolescentes que trabalham, estudam, fazem cursos profissionalizantes e se encaminham para um futuro melhor. É, com certeza, uma parceria de sucesso do Tribunal de Justiça junto com as empresas, com o Ministério Público, com a OAB, com outras instituições e com os voluntários, que possibilitam de forma direta a execução dessa ideia”, ressalta.


















