segunda-feira, 29 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Programa de silagem de milho beneficia agricultores

Com o início da época da silagem do milho, produtores de Içara buscam o Programa Horas Máquinas oferecido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Fábio Mrotiscoski, do bairro Demboski, foi um dos que procurou o serviço e já na manhã desta quinta-feira as máquinas começaram o trabalho em sua propriedade.

“Tenho sete hectares de plantação de milho. Contratei seis horas máquina para a produção de silagem, mas acho que precisarei de mais tempo. Este é o terceiro ano que preciso do serviço. O Programa Horas Máquinas veio para ajudar o agricultor. Caso tivesse que contratar o trabalho particular, pagaria quatro vezes mais o valor que pago com o programa”, conta Mrotiscoski. Agricultor há quase 40 anos, da sua safra ele comercializa a espiga e com o programa aproveita os pés de milho para produzir silagem verde como alimento para o gado.

Com o programa, o agricultor paga R$ 20 por hora na utilização da máquina no campo. Para melhor atendimento, o serviço é realizado por um profissional da Secretaria que manuseia o equipamento agrícola. “O programa funciona como mais um suporte oferecido pela Secretaria aos agricultores içarenses que pagam um valor baixo pela hora máquina”, explica o secretário interino de Agricultura, Geraldo Baldissera.

No primeiro semestre deste ano 115 famílias de agricultoras foram atendidas, chegando à produção de 3,2 mil toneladas de silagens, em 130 hectares de plantação de milho.

Para recebero incentivo, os produtores devem procurar a Secretária de Agricultura, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. O agricultor também pode contar com o serviço especializado de médico veterinário que realiza atendimento clínico e emergencial para animais de grande porte, inspeção de produção de origem animal e fomento de atividades pecuárias – manejos de ordenha e nutricional, sanidade, entre outros.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis